A atividade, Nós somos Reṕórteres de cidadania, enquadrada no tema: Educação para uma cidadania ativa,cultura democrática e consciência cívica, consagra a realização de uma visita a vários serviços Municipais de alunos do 3º ciclo de ensino e secundário, com o objetivo de instigar os jovens a serem mais participativos na política local e se inteirarem de como funciona o poder executivo no seu concelho.
Ao visitar os serviços municipais (Câmara Municipal ou SMAS), os alunos terão a oportunidade de vivenciar a política em ação, compreender a importância da participação cidadã e estabelecer conexões mais concretas com o poder público local. Essa experiência pode ser inspiradora e motivadora para que os jovens se envolvam mais ativamente em questões políticas e sociais da (sua) comunidade.
O que é: A democracia? A cidadania? e, A participação? e como podemos exercê-la por forma a melhorar a nossa qualidade de vida e o sentido de comunidade, firmando os laços sociais?
A atividade é apoiada pelo Manual "Democracia, Cidadania e Participação" (disponível aqui)
próximos eventos .
Startups em fase inicial têm um problema universal: demasiadas tarefas, poucas mãos. Contratar é caro, lento e arriscado. E se existisse outra forma? A Spinnable.ai é uma plataforma portuguesa que torna possível contratar trabalhadores de IA como se fossem colaboradores reais. Sem código, sem config (...)
Os setores Agrícola e Agroalimentar constituem um pilar para a subsistência e o bem-estar humano e estabilidade dos sistemas socioeconómicos. Contudo, as práticas agrícolas convencionais e a sua gestão dos recursos naturais – nomeadamente do solo e água – têm contribuído para a degradação de ecossis (...)