Apoios e
Incentivos

 

A Agência Investir presta serviços de enquadramento do investimento de acordo com os diversos programas de apoio e incentivo ao investimento, que permitem o aumento da atratividade do concelho de Torres Vedras.

 

Sabia que...

O Município de Torres Vedras deliberou a concessão de benefícios fiscais a projetos de investimento de interesse municipal:

  • Isenção total ou parcial de impostos municipais, IMI e/ou IMT, constituindo-se como um incentivo ao investimento e à fixação de atividades económicas;
  • Este incentivo abrange todas as iniciativas reconhecidas como de interesse municipal estratégico que visem a sua instalação, relocalização ou ampliação das respetivas instalações existentes, no concelho de Torres Vedras; 
  • São reconhecidos como de interesse municipal as iniciativas empresariais para o desenvolvimento estratégico da economia local que cumpram cumulativamente:
    • Investimento mínimo de € 1 000 000 (um milhão de euros) à data da apresentação da candidatura;
    • Criação líquida de um mínimo de 10 postos de trabalho;
    • Investimento não concluído à data de candidatura;
    • Manutenção da localização geográfica da atividade por um período mínimo de 5 anos após a conclusão do investimento.

 


Imposto Municipal de Imóveis 

O Imposto Municipal de Imóveis (IMI) definido para o território de Torres Vedras é de 0,35% para prédios urbanos.

 


Derrama

Para empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros, o Município de Torres Vedras aplica uma taxa residual de 0,01% sobre o lucro sujeito e não isento de IRC. Para as empresas com volume de negócios superior 150 mil euros, a derrama é de 1,5% sobre o lucro tributável.


Portal do Financiamento

Consulte aqui o Portal do Financiamento, o portal do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação que apresenta soluções de financiamento com apoio público para empresas e projetos.


T-Invest

A plataforma T-Invest é uma ferramenta ao serviço de cidadãos e empresas que disponibiliza informação sobre os incentivos e apoios nos diferentes concelhos do país.

Consulte aqui os apoios a empresas no concelho de Torres Vedras.


PORTUGAL 2030

O Portugal 2030 põe em prática o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicar 23 mil milhões de euros dos fundos europeus em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027.

Consulte toda a informação aqui.


CENTRO 2030

O Programa Centro 2030 destina-se a promover a competitividade da economia, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território e das pessoas na região

Consulte o plano  anual de avisos aqui.


COMPETE 2030

Programa temático Inovação e Transição Digital para o próximo período de programação 2021-2027.

O programa assume uma agenda temática de promoção da competitividade da economia nacional, quer através da aposta na I&I, quer através da promoção da sustentabilidade e da autonomia energética, constituindo a qualificação dos ativos empresariais um instrumento nesta estratégia.

Consulte o plano anual de avisos aqui.

Localizado na Região Centro, Distrito de Lisboa, as empresas que realizem investimentos no concelho de Torres Vedras podem beneficiar de fundos europeus com taxas de co-financiamento até 85%.